Publicado em: 24/11/2020 15:20:39
.
O XXIX Seminário Final do PIBIC e o II Seminário Final do PIBITI, realizados no período de 16 a 20 de novembro de 2020, tiveram como objetivo apresentar e tornar públicos os resultados das pesquisas de iniciação científica e tecnológica realizadas no ciclo 2019-2020 na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Neste ano, devido às restrições impostas pela COVID-19, o evento foi realizado na modalidade remota, com tranmissão no Even3, Google Meet e no canal da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPESQ) no YouTube.
O Departamento de Matemática tem participado ativamente do Programa Institucional de Bolsas em Iniciação Cienfítica - PIBIC nos últimos anos. Em 2019, três acadêmicos participaram do programa, sob orientação de professores do DMAT. Em 2020, o número de acadêmicos sob orientação de professores do DMAT mais que dobrou, com sete participantes. E nesta edição, quatro acadêmicos foram laureados com menção honrosa na cerimônia de encerramento do evento:
Amanda, Letícia e Lucas participaram do projeto Geometria Espacial: um método de ensino-aprendizagem através da construção de sólidos geométricos, sob orientação do professor Jackson Itikawa. Vitor atuou no projeto Utilizando lógica Fuzzy para prevenção de desastres na barragem da Hidrelétrica de Santo Antônio, também sob orientação do professor Jackson Itikawa. O acadêmico Lucas Castro Toledo também recebeu prêmio de Destaque, na área de Ciências Exatas e da Terra.
No DMAT, também participaram do PIBIC ciclo 2019-2020 a professora Katia Sebastiana Carvalho dos Santos Farias, que orientou os acadêmicos Natalia Bezerra da Silva e Marcos Vinícius Castro Nascimento, no projeto Mulheres na matemática: formação e práticas escolares mobilizadas por egressas da UNIR e o professor Rafael Ferreira da Silva, que orientou a acadêmica Gedeana Pantoja da Silva no projeto Fundamentos da homologia singular.
O DMAT parabeniza aos acadêmicos laureados e aos demais acadêmicos que participaram do PIBIC ciclo 2019-2020, bem como os professores do departamento que orientaram estes acadêmicos.
Fonte: DMAT/ UNIR